sexta-feira, 29 de março de 2013

Hoje vou falar-vos de um peixe de Rio chamado Barbo....
Este foi pescado pelo meu pai...

O Barbus barbus é uma espécie de peixe  de rio da família dos ciprinídeos , conhecido em Portugal  como barbo (do latim barbus, barba).

O corpo do barbo é robusto, coberto de grandes escamas, quase cilíndrico. . O focinho é quase cónico, apresentando-se a boca em posição ventral. Esta caracteriza-se por   lábios carnudos e quatro barbilhos igualmente carnudos. ( Barba) .Habitualmente apresenta um dorso entre o verde-azeitona e o cinzento esverdeado na sua parte superior cujos flancos costumam apresentar reflexos dourados. O ventre é entre o amarelado e o branco sujo. Tanto a barbatana anal como as barbatanas laterais tem uma tonalidade encarniçada, enquanto que a dorsal e caudal são escuras.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbus_barbus

Barbo assado no forno
Ingredientes:
Barbo ( este tinha aproximadamente 2Kg)
Sumo de 1 limão
sal  especial peixes " sal & aromas"

2 cebolas grandes partidas aos cubos
1 folha louro
3 dentes de alho picados
1 molhinho de poejos (15 gr)
Rodelas de chouriço
2 colheres de chá de Colorau
120 gr de vinho branco alentejano " Porta da Ravessa"
50 gr azeite
1 colher sopa de creme de lagosta Knorr
50 gr de pimento vermelho
rodelas de limão
1 colher chá de Tomilho

Modo de preparação:
Amanha-se o peixe, raspando-o bem para retirar todo o "sarro". Retira-se a cabeça , desperdiçando-a ( pode ser aproveitada par sopa) e corta-se em tirinhas muito finas, o mais fino que seja possível.
 Coloque num tabuleiro, com as cebolas cortadas aos cubos muito finas. Regue com sumo de limão e tempere com sal especial peixes, louro, os dentes de alho picados, os poejos, o tomilho e o pimento vermelho cortado aos bocadinhos. Coloque as rodelas de chouriço no meio do peixe, entre os cortes que fizemos no peixe.
Coloque o vinho num copo, junte o creme de lagosta e o colorau e mexa muito bem. Deite esta mistura por cima do peixe regue com azeite e coloque as rodelas de limão por cima do peixe.
 Vai ao forno, a 160º durante aproximadamente 2 horas. Convém ir verificando e rectificando os temperos, se necessário, no final da cozedura podemos aumentar um pouco o forno para tostar um pouco.
Eu juntei ao peixe umas batatinhas descascadas que serviram de acompanhamento.



Apesar de ser um peixe do rio, este não tinha o sabor característico do rio... Estava delicioso, tão delicioso que não sobrou nada......


Sem comentários:

Enviar um comentário